quinta-feira, 10 de março de 2016

Matemática 1º ano A,B,C

                                                                   MATEMÁTICA 1º,A,B,C

                                                                   CONJUNTO NUMÉRICO



Conjunto dos números naturais



e dos números inteiros para, em seguida, pedir
que identifiquem alguns :
, por exemplo:
N = {0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, ... }
z = { ... –3, –2, –1, 0, 1, 2, 3, ...}
Quais são os elementos do conjunto numérico assim formado:

a)números naturais menores do que 7.

b)números naturais maiores ou iguais a 8.

c)números inteiros menores do que 7 e
maiores do que –2.

d)números inteiros cujo valor absoluto é
menor do que 4.

Respostas:

a){x N / x < 7} = {0, 1, 2, 3, 4, 5, 6}.

b){x   N / x ≥8}

b)= {8, 9, 10, 11, 12, ...}.

c)  d)={x z   / – 2 < x < 7} = {–1, 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6}.

 d) {xz/ |x| < 4} = {–3, –2, –1, 0, 1, 2, 3}.


Problema 1


Dados os conjuntos seguintes, descritos em  linguagem cotidiana, encontre, em cada caso, seus elementos e traduza a descrição dada  para a linguagem matemática.



O conjunto A é formado por números  naturais maiores do que  4 e menores ou iguais a 11.



A= {5, 6, 7, 8, 9, 10, 11}.

O conjunto B é formado por números  naturais menores ou iguais a 6.

B={0, 1, 2, 3, 4, 5, 6}.
 


O conjunto C é formado por números

inteiros maiores ou iguais a –3 e menores

do que 5.

{–3, –2, –1, 0, 1, 2, 3, 4}
 


Problema 2

Quais são os cinco menores

números que pertencem a cada um dos seguintes conjuntos?

a) E é o conjunto dos números naturais
que são divisíveis por 4.
E = {0, 4, 8, 12, 16}.

b)F é o conjunto dos números naturais
ímpares maiores do que 7.
F = {9, 11, 13, 15, 17}.

c)G é o conjunto dos números inteiros
que, elevados ao quadrado, resultam em
um número menor do que 10.
G = { –3, –2, –1, 0, 1}.

d)H é o conjunto dos números naturais que,
quando dobrados e somados a 1, resultam em um número maior do que 7.
H = {4, 5, 6, 7, 8}.
 


Problema 4

Observe a sequência (1, 1, 2, 3, 3, 1, 1, 2, 3, 3, 1, 1, 2, 3, 3, 1, 1...). Supondo que permaneça a lei de formação dessa sequência, determine o 38ºe o 149º

termos dessa sequência.

Resp :O período é de cinco números. Assim, o 38º termo é 2, pois a divisão de 38 por 5 deixa resto 3, e o terceiro termo da sequência é o número 2; o 149 o termo é igual a 3, pois a divisão de 149 por 5 deixa resto 4, e o quarto termo da sequência é o número 3.


Problema 5
Hoje é quarta-feira. Devo pagar uma dívida exatamente daqui a 90 dias. Em que dia da semana cairá o 90 o dia?

Resp:O período é de sete dias. A divisão de 90 por 7 deixa resto 6; portanto o 90 o dia será  o sexto elemento da sequência dos dias da semana iniciada na quinta-feira. Logo, o 90 dia será terça-feira.

Problema 6
Um processo de reflorestamento previa  a plantação de um número x  de mudas de árvores. No primeiro dia, foram plantadas 120 árvores, e planejou-se que, nos próximos dias, seriam plantadas, a cada dia, dez árvores a mais do que teria sido plantado no dia anterior. Isso sendo feito.
a) quantas árvores serão plantadas no sétimo dia?

6 . 10 + 120 = 180 árvores.

b)qual é o número x , se, no final do décimo dia, havia-se plantado a metade do
total previsto inicialmente?

No décimo dia = 9 . 10 + 120 = 210
S = 120 + 130 + 140 + ... + 190 + 200 + 210
S = (120 + 210) . 5 = 1
650 (Metade do total)
Total de árvores = 1 650 . 2
x = 3300

fonte retirada do material de apoio do currículo do Estado de São Paulo.




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