sábado, 16 de abril de 2016

A Primeira Lei de Ohm 3ºC



Resistores
Resistor é um dispositivo elétrico vastamente usado como elemento de circuito, principalmente de circuitos elétricos e eletrônicos.
O resistor é
essa peça aí ao lado, que possui duas 'pernas', que são seus terminais.

A unidade de medida de resistência no SI é chamada Ohm, seu valor é dado por Volt por Ampere.
 Símbolos, americano e  europeu
 
 
As funções de um resistor
Dentre as várias utilidades de um resistor, podemos citar a conversão da energia elétrica em energia térmica (através da dissipação de calor), é a Lei de Joule e o controle da voltagem em qualquer parte do circuito, pois oferece uma resistência à passagem da corrente elétrica, 'dificultando' a passagem das cargas elétricas.

Essa resistência às cargas ocasiona, na direção da corrente elétrica, uma queda de potencial nos terminais do resistor. Tal característica é muito útil quando queremos obter uma voltagem diferente da disponível, bastando usar uma determinada configuração de resistores, como no caso do circuito divisor de tensão, um dos circuitos mais estudados em faculdades e cursos técnicos.
A primeira lei de Ohm
A lei de Ohm nos fornece uma importante relação entre resistor, corrente elétrica e voltagem nos terminais do resistor.
Ela nos diz que a corrente elétrica, simbolizada por I, é diretamente proporcional à diferença de voltagem nos terminais do condutor, representada por V.

Tal característica, porém, só é verdadeira quando temos um condutor ôhmico, que é o
condutor que mantém seu valor de resistência constante quando é mantido em
temperaturas constantes, o que não acontece na prática, pois a temperatura sempre varia .já que ocorre dissipação de energia.

O fator de proporcionalidade entre a diferença de potencial nos terminais do resistor e a corrente elétrica que o atravessa, é chamado de resistência e é dada por:
R =  V/I        V= R.I
O que é uma corrente elétrica
Em qualquer material condutor, os elétrons estão se movimentando de maneira totalmente aleatória e imprevisível. Quando submetemos o condutor a uma diferença de potencial, estamos fazendo atuar um campo elétrico no material. Como os elétrons são cargas elétricas, ele serão afetados por esse campo, se orientando todos em uma direção.
Esse movimento uniforme e orientado (em uma direção) de cargas elétricas (elétrons) é o que definimos como corrente elétrica
.
O que é um Indutor
O indutor, também conhecido por bobina, é um elemento usado em circuitos elétricos, eletrônicos e digitais com a função de acumular energia através de um campo magnético, também serve para impedir variações na corrente elétrica.

Os indutores também são usados para formar um transformador, além de ser extensamente utilizados como filtro do tipo passa baixa (que exclui sinais de alta frequência).

O que é um capacitor ou condensadores

 
Que a eletricidade foi uma das descobertas que mais revolucionaram a história da humanidade, todos sabem e ninguém duvida. Porém, logo após descobrir e manusear a corrente elétrica, um dos maiores problemas e preocupações foi: "Como armazenar as cargas elétricas ?"

A utilidade disso é vasta: armazenar e usar a energia dessas cargas elétricas quando quiser, além de aumentar os efeitos elétricos, decorrente de um alto acúmulo de cargas, o armazenamento de cargas é usado para experiências, para atender altas demandas, para gerar energia quando não há demanda etc.

E é isso que é um capacitor, um dispositivo que armazena energia elétrica armazenando cargas elétricas, para que possam ser utilizadas, guardadas e transferidas de uma maneira mais flexível

Ref: http://www.eletronicaprogressiva.net

Propriedades da associação de resistores em série

Publicado por: Domiciano Correa Marques da Silva em Eletricidade


Alguns enfeites de Natal trazem lâmpadas associadas em série. Quando uma queima, todas se apagam
Existem vários casos cotidianos em que é preciso fazer uso de uma resistência maior ou menor do que a fornecida por um resistor. Porém, um único resistor às vezes não tem a capacidade de suportar a intensidade de corrente elétrica que deve atravessá-lo. Nesses casos, faz-se o uso de vários resistores ligados simultaneamente ao mesmo circuito. A esse conjunto de resistores assim interligados dá-se o nome de associação de resistores. Existem, basicamente, duas formas possíveis de conectar mais de um resistor em um circuito, são elas: em série e em paralelo.
Em uma associação em série, dois ou mais dispositivos são ligados de forma que a corrente elétrica tenha um único caminho a seguir. Abaixo veremos algumas propriedades da associação de resistores em série.
Mas, primeiramente, vamos considerar uma associação em série de n resistores com resistências elétricas R1, R2, R3 ... Rn, cujos terminais A e B estão submetidos à ddp UAB, conforme mostra a ilustração abaixo. Seja i a intensidade de corrente elétrica que atravessa cada resistor da associação.

 
Veja as seguintes propriedades:
1 – Todos os resistores contidos no circuito serão percorridos pela mesma corrente elétrica. Isso acontece pelo fato de a corrente elétrica dispor somente de um caminho para fluir através do circuito. Sendo assim, para a corrente elétrica da associação em série, temos:
i1= i2=i3==in=i
2 – A diferença de potencial nos terminais da associação em série é igual à soma das diferenças de potencial medidas entre os terminais de cada um dos resistores associados, isto é, a ddp total aplicada através de um circuito em série divide-se entre os dispositivos elétricos individuais, de modo que a soma das quedas de voltagem nos resistores individuais é igual à ddp total mantida pela fonte.
UAB= U1+U2+U3++Un
3 – A corrente elétrica que atravessa o circuito enfrenta a resistência do primeiro dispositivo resistivo, a resistência do segundo, a do terceiro, e assim por diante, de modo que a resistência total do circuito à corrente é a soma das resistências individuais que existem ao longo do circuito. Assim, podemos dizer que a resistência equivalente a uma associação em série de resistores é igual à soma das resistências dos resistores associados.
Requivalente= R1+R2+R3++Rn



Nenhum comentário:

Postar um comentário