sexta-feira, 23 de fevereiro de 2018

Eletrostática 3º Termo B Física

                                              Eletrostática

 É a área da física que estuda as cargas elétricas em repouso. Conheça mais sobre eletricidade estática, cargas elétricas, campo elétrico, potencial elétrico.
                                                 
                                                        Carga Elétrica

A carga elétrica é uma propriedade das partículas elementares que compõem o átomo, sendo que a carga do próton é positiva e a do elétron, negativa.

A carga elétrica deve-se à existência dos prótons e elétrons nos átomos
A carga elétrica é uma propriedade das partículas elementares que compõem o átomo. Lembrando que o átomo é formado por prótons, nêutrons e elétrons, sendo que:
Prótons: Localizam-se no núcleo do átomo e possuem carga elétrica positiva;
Elétrons: Ficam na eletrosfera, região ao redor do núcleo atômico, e têm carga elétrica positiva;
Nêutron: Também localizado no núcleo atômico, não possui carga elétrica.
Estrutura Atômica



O átomo é formado por prótons, nêutrons e elétrons
A unidade de grandeza da carga elétrica no Sistema Internacional de Unidades é o Coulomb, representado pela letra C, em homenagem a Charles Augustin Coulomb.
Todos os corpos são formados por cargas elétricas, porém, não é fácil perceber suas propriedades, pois a maioria dos corpos, quando estão eletricamente neutros, possui mesma quantidade de prótons e elétrons. Um corpo pode ser eletrizado de duas formas:
Positivamente: se possui mais prótons que elétrons;
Negativamente: se possui mais elétrons do que prótons.
A carga elementar
A carga elétrica elementar é a menor quantidade de carga que pode ser encontrada na natureza. Seu valor é igual a 1,6 . 10-19 C e é atribuído à carga do elétron (com sinal negativo) e à do próton (com sinal positivo).
A partir desse valor, podemos perceber que 1 C é uma unidade muito grande para a carga elétrica, por isso, é comum a utilização de seus submúltiplos. Os principais são:
mC (milicoulomb) = 10-3C
μC (microcoulomb) = 10-6C
nC (nanocoulomb) = 10-9 C
Princípios da eletrostática
A eletrostática é a parte da Física que estuda fenômenos associados às cargas elétricas em repouso. Ela é regida pelos seguintes princípios:
·         Princípio da conservação da carga elétrica: a somatória da carga elétrica de um sistema eletricamente isolado é constante;
·         Quantização da carga elétrica: de acordo com esse princípio, a carga elétrica é quantizada, ou seja, sempre um múltiplo do valor da carga elétrica elementar. A carga de um corpo é dada pela equação:
Q = n . e
Sendo:
Q - a carga elétrica total de um corpo;
n - o número de elétrons perdidos ou recebidos;
e - a carga elementar (1,6 . 10-19 C).
·         Princípio da atração e repulsão das cargas elétricas: cargas elétricas de mesmo sinal repelem-se, e cargas de sinais contrários atraem-se.
Princípio da atração e repulsão de cargas elétricas



Cargas elétricas de sinais iguais repelem-se, e de sinais diferentes atraem-se
                                                          Eletrização
Para que um corpo, inicialmente neutro, fique eletricamente carregado, ele precisa passar por um processo de eletrização, que pode ocorrer de três formas:
Eletrização por atrito: quando dois corpos neutros e feitos de diferentes materiais são atritados entre si, um deles ganha elétrons (adquire carga negativa) e o outro perde elétrons (adquire carga positiva). Nesse tipo de eletrização, os dois corpos ficam com carga de módulo igual, mas de sinais opostos.
Eletrização por contato: ocorre quando dois corpos condutores, estando um deles eletrizado, são colocados em contato e a carga elétrica é redistribuída entre os dois, estabelecendo equilíbrio eletrostático. Ao fim desse processo, os dois corpos ficam com a mesma carga.
Eletrização por indução: esse processo de eletrização ocorre em três etapas:
·         inicialmente se aproxima um corpo eletrizado de um corpo neutro, fazendo com que neste haja a separação de cargas;
·         em seguida, conecta-se um condutor ao corpo neutro, ligando-o a terra, fazendo com que uma parte do condutor seja neutralizada;
·         por fim, desconecta-se o corpo da terra e ele fica eletrizado com a mesma carga do corpo usado para induzir a separação de cargas.

Por Mariane Mendes
Graduada em Física
brasilescola.uol.com.br

quarta-feira, 14 de fevereiro de 2018

Termologia 2º EJA A,B e 2º D

                                               Diferencia de Temperatura e Calor


                                          Temperatura e Calor

Temperatura: é chamada de energia cinética e está associada ao estado de movimento ou à agitação das partículas que compõem os corpos. Nos possibilita entender sensações de quente ou frio medindo com termômetro, ou ao tocar um corpo ou objeto.

Temperatura é representa de um grau de agitação  das moléculas  que constitui esse corpo.
Exemplo de temperatura quando mais alta a temperatura a moléculas vão ter grau de agitando maior

Calor é uma forma de transferir energia de um sistema a outro sendo externo ao objeto ou corpo. O calor é definido como energia em trânsito, ou seja, que passa de um corpo para o outro (de um corpo mais quente para o frio).
Calor nada e que fluxo de energia que esta saindo de uma maior temperatura para uma menor temperatura. Por exemplo:
O Calor do fogo se transfere para uma panela com água.
Num dia ensolarado, eu estou numa praia e começo a suar, devido à transferência de sol pra mim. Temos que tomar cuidado, nem sempre que eu recebo calor, aumento temperatura.
                      
                                    Diferencia de Calor e Temperatura
Calor é quantidade de energia térmica de um corpo (externo). E temperatura é a medida que fazemos para a agitação térmica de um corpo (interna). Por exemplo: num dia ensolarado, eu estou numa praia e começo a suar, devido a transferência de calor, do ar para mim, e assim se eu pegar, ou seja, eu absorvi uma certa quantidade de calor. E, se eu pegar um termômetro, medirei a temperatura do meu corpo, ou seja medirei a agitação térmica dele




                                                  Exercícios

1)(UTFPR  2007) Analise as seguinte afirmação  sobre conceitos  de    termologia.
I):Calor é forma de energia           II)calor é o mesmo que temperatura       III) A grandeza que permite formar se dois corpos estão em equilíbrio térmico é a temperatura,
Estão corretas:
                A)   I                 B)II            c) III            d)I e II                  e) I e III

                                  RESUMO DE FÍSICA




A Termologia é um ramo da Física que estuda os fenômenos térmicos como calor, temperatura, dilatação, energia térmica, estudo térmico dos gases etc.
                                    1. Temperatura
Quando um corpo se aquece as partículas que o compõem vibram cada vez com mais intensidade: esse fenômeno denomina-se temperatura. Quanto maior a agitação, maior a temperatura.
                                       2. Escalas Termométricas
Existem várias escalas para se medir a temperatura de um corpo. Entre as mais usadas estão a Fahrenheit (ºF) e a Celsius (ºC). A escala Celsius se baseia em duas temperaturas:
– a temperatura de solidificação (ou fusão) da água, que é a temperatura de passagem do estado líquido para o sólido (ou vice-versa).
– a temperatura de vaporização (ou condensação) da água, que é a temperatura de passagem do estado líquido para o gasoso (ou vice-versa).
Para a temperatura de solidificação é adotado o valor de 0º C; para a temperatura de condensação,100º C.   A origem da escala Fahrenheit é menos simples. O importante para o nosso estudo é que as citadas temperaturas na escala Celsius equivalem respectivamente a 32º F e 212º F. A equação de transformação de uma escala na outra será:



                                             3. A escala Kelvin
Se a medida de temperatura é a medida da agitação das partículas de um corpo, ao resfriá-lo essa agitação vai diminuindo. Em um caso limite, quando as partículas pararem, teremos a menor temperatura possível, o zero absoluto (-273º C). O físico Lorde Kelvin foi o primeiro a calcular teoricamente essa temperatura e criou uma nova escala. Nessa escala, de divisões centesimais, não existem temperaturas negativas e adota-se o zero como início da escala. Sua relação com a escala Celsius é dada por:
A escala Kelvin é a escala adotada oficialmente no SI (Sistema Internacional de Unidades).
                                        4. Mudanças de fase
Existem 3 fases pela qual a matéria pode se apresentar: sólida, líquida e gasosa. Na figura constam as denominações das diversas passagens entre as fases:
                     
                    .




                        Obs: não se usa o símbolo de grau (°) para a escala Kelvin.


5. Calor
Enquanto a temperatura é a medida da agitação das partículas de um corpo, o calor é a energia térmica que é transferida de um corpo de maior temperatura para um de menor temperatura


Redação pro: access_time16 maio 2017, 13h27 - Publicado em 17 ago 2012, 14h11

sábado, 10 de fevereiro de 2018

Atividade do 7º Ano D

Exercícios

1) Na reunião de condomínio do Edifício Felicidade, o síndico apresentou o saldo das contas do prédio nos seis primeiros meses do ano, como descrito no quadro abaixo. 

Após esses seis meses, o condomínio ficou com crédito ou em débito? De quanto? 



2)Aloísio, Ricardo e José trabalham numa fazenda no interior de São Paulo. Os três juntos retiram, por dia, 670 litros de leite. Ontem, se Aloísio retirou 175 litros e Ricardo, 280 litros, José retirou
a) 215 litros de leite        .a) 315 litros de leite    b) 325 litros de leite.      c) 1 125 litros de leite  

3)O número 0,03 pode ser representado pela fração.
a)1/10          b)3/100             c) 3/1000         d) 3/10

4)Um ônibus sai da cidade de Maracanaú com destino a Fortaleza com 15 passageiros. Na primeira parada, desceram 7 passageiros e, na segunda parada, subiram 5 pessoas. Com quantas pessoas o ônibus chegou a Fortaleza?
(A)  13 pessoas.
(B)  20 pessoas.
(C)  22 pessoas.  
(D) 27 pessoas

5)Ao comprar dois chocolates, Pedro pagou R$ 3,00. 
Se Pedro gastasse R$ 13,50, quantos chocolates ele compraria?
(A) 6
(B) 6,5
(C) 9
(D) 9,5

6)Carlos fez um cálculo na calculadora e obteve resultado 2,4. Como o resultado deve ser escrito sob a forma de fração, Carlos deve escrever:
(A)24/ 10          B)24 /100           C) 2/ 4            D) 4/ 10



7)Um terreno pode ser comprado á vista ou a prazo, o valor a ser pago será de 7 prestações de R$ 2.205,00. Se for comprado á vista, o terreno terá um desconto equivalente ao de uma das prestações. Assim, será o valor a ser pago na compra desse terreno se o pagamento for á vista?
a)25.900,00        b) 140,00      c) 15.435,00        d)13.230,00



8)Em uma partida de vôlei foram jogados três sets. O primeiro teve uma duração de 53 mim, o segundo 1h e 12 mim e o terceiro 1h 1 h10 mim. Qual foi a duração total do jogo em horas e minutos?

a) 3h15min         b)7h00      c) 4 h 5min       d) 2h 12min
9)Os incêndios nas matas brasileiras aumentaram aproximadamente 85% entre 2009 e 2010 .Se, em 2009, aconteceram 14000 focos de incêndios em 2010 esse número subiu para__________________ mostre como você chegou a essa resposta


a)14.000              b)25,900          c)10.000     d)700



10)O pai de Roberto deixou  sobre a mesa da cozinha uma pizza de mussarela cortada em 8 pedaços iguais . Depois de um tempo observou que alguém tinha comido alguns pedaços, conforme ilustra a figura abaixo. Qual é o número que indica a parta da pizza comida em relação ao todo ?
 


a)0,25        b)0,28                           c)0,4                           d)0,40



11) Observe  os paralelogramos a seguir



A propriedade  em comum em desses paralelogramos é ter
a)Todos os lados de mesma media
b) pelo menos um ângulo reto
c) lados opostos paralelos dois a dois
d)todos os lados de medidas diferentes  entre si.


Referência:Governo do Estado de São Paulo( A.A.P.)               Secretária da Educação